Experimente, a partir de hoje, este exercício respiratório chamado ‘suspiro fisiológico’ para momentos desafiadores:
Guia breve:
Em qualquer lugar, com os olhos abertos ou fechados, inspire pelo nariz enchendo a caixa torácica.
Sem soltar o ar, inspire novamente, usando toda a capacidade dos pulmões.
Expire lentamente pela boca, soltando o ar o mais lentamente que conseguir.
Repita: Faça isso várias vezes ao longo do dia, praticando a inalação profunda e a exalação lenta.
A expiração lenta age como um freio no sistema nervoso, retirando o organismo do modo ‘luta ou fuga’, sendo capaz de reduzir a tensão e promover uma sensação de relaxamento.
Experimente essa técnica sempre que você se sentir estressado, ansioso ou diante de desafios emocionais. Lembre-se de que a mente não pode acalmar a mente; portanto, você precisa direcionar o corpo para comunicar ao cérebro que está tudo bem.
A prática constante pode aumentar sua capacidade de gerenciamento do estresse e da ansiedade com sucesso.
CRP 07/32003
Você já imaginou como a experiência de uma consulta com um profissional pode ser mais do que apenas um encontro clínico? Antes da primeira consulta, é natural que você se sinta apreensivo(a) ao dividir incertezas e conflitos com alguém que ainda não conhece.
No entanto, saiba que quando nos encontrarmos, você fará parte da minha jornada profissional, e eu da sua construção pessoal. Portanto, permita-me apresentar um pouco da minha trajetória profissional:
Sou Psicóloga clínica, formada pela Universidade Federal de Pelotas em 2019, e atualmente estou realizando uma pós-graduação em Neurociência Aplicada à Gestão na La Salle. Além disso, sou instrutora em práticas de mindfulness (Treining of teacher mindfulness). Estudo de forma sistemática, abordagens baseadas em evidências e possuo formação como terapeuta ACT (Terapia de Aceitação e Compromisso) e em terapia sexual.